Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos da freqüência de conhecimento de resultados
(CR) na aprendizagem de tarefas motoras governadas por diferentes programas motores generalizados, em
um arranjo de prática randômica. Participaram do estudo 28 estudantes universitários de ambos os sexos,
distribuídos em dois grupos de 14 sujeitos, de acordo com as diferentes condições de freqüência de CR. O
delineamento experimental abrangeu duas fases: aquisição e transferência. Os dois grupos receberam CR
verbal e terminal. Na fase de aquisição, os grupos receberam, respectivamente, CR de 100 e 50% de
freqüência relativa, num total de 120 tentativas de prática, 40 para cada tarefa, de forma randômica. Foi
aplicada a análise de variância a dois fatores (grupos x blocos), com medidas repetidas no último fator, nas
duas fases do estudo, utilizando as médias em blocos de 15 tentativas. Os resultados na fase de transferência
não demostraram diferença significante entre os grupos (p > 0,05), permitindo concluir que a redução da
freqüência relativa de CR não é prejudicial para a aprendizagem de movimentos pertencentes a diferentes
classes ou programas motores generalizados.

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