Efeitos da Frequência de Feedback na Aprendizagem do Saque do Voleibol
Por Ivan W. Tertuliano (Autor), Alessandra A. C. Ugrinowitsch (Autor), Herbert Ugrinowitsch (Autor), Umberto Cesar Correa (Autor).
Em Revista Portuguesa de Ciências do Desporto v. 7, n 3, 2007. Da página 328 a 335
Resumo
Participaram deste estudo 20 crianças com idade variando entre oito e onze anos. A tarefa utilizada foi o saque por baixo do voleibol realizado da linha de ataque de uma quadra de voleibol, com o objectivo de acertar um alvo posicionado na linha de ataque da quadra oposta, o qual não podia ser visualizado pelos sujeitos. Foram formados dois grupos que diferiram em função da frequência feedback fornecida: uma informação a cada duas execuções (G50%) ou uma informação a cada três execuções (G33%). O experimento constou de 70 execuções na fase de aquisição e 10 execuções na fase de transferência. A segunda fase ocorreu 5 minutos após o término da aquisição, sem feedback. Os resultados mostraram o melhor desempenho do G33% na fase de aquisição quando comparado ao G50%, e, também na fase de transferência. Esses resultados indicam que a menor frequência de feedback auxilia na melhora do desempenho do saque por baixo do voleibol.