Resumo

Esse estudo teve como objetivo examinar possíveis alterações na dinâmica intrínseca de  crianças e adultos decorrentes de informações externas na realização de uma tarefa de manutenção da 
postura ereta. Participaram do estudo dez crianças de 8 anos de idade e dez adultos jovens de ambos os  gêneros. Eles permaneceram na posição ereta dentro de uma sala móvel que foi movimentada 
continuamente para frente e para trás. Os participantes recebiam informação sobre o movimento da sala e  eram solicitados a não oscilar ou a oscilar junto com o movimento da mesma. Os resultados mostraram que  a manipulação da informação visual induziu oscilação corporal correspondente (dinâmica intrínseca) em  crianças e adultos. Informação sobre o movimento da sala e solicitação de uma ação (informação  comportamental) alteraram o relacionamento entre informação visual e oscilação corporal. Crianças  apresentaram mais dificuldades em alterar a dinâmica intrínseca do que adultos, indicando que elas são  mais dependentes da dinâmica intrínseca do que adultos. Esses resultados trazem implicações importantes  para a situação de ensino-aprendizagem, pois indica que aprendizagem envolvendo crianças deve ser  estruturada propiciando condições mais favoráveis para alterações na dinâmica intrínseca para que os  objetivos da mesma sejam alcançados.

Acessar