Efeitos de Intensidades de Exercícios Aeróbicos e de Resistência de 24 Horas da Pressão Arterial em Mulheres Normotensas
Por Aparecido Pimentel Fereira (Autor), Bruno Rafael Martins Campos (Autor), édis Rodrigues Junior (Autor), Guilherme Morais Puga (Autor), Ciro José Brito (Autor).
Resumo
O presente estudo teve como objetivo determinar o efeito da intensidade de exercícios aeróbicos e de resistência na resposta BP 24h em mulheres normotensas . Vinte e quatro mulheres ( com idades entre 33 ± 9 anos) realizaram cinco sessões experimentais em ordem aleatória : CON - nenhum exercício ; AE50 - 50% da frequência cardíaca de reserva (FCR ); AE70 - 70 % do HRR ; RE40 - 40% do máximo 1repetition ( RM ) e RE70 - 70% de 1RM . Sistólica e diastólica e medidas de FC foram medidos durante 24 horas pós-exercício no local de trabalho do participante. O AE50 , AE70 e sessões RE40 levou às maiores e mais duradouros efeitos sobre o PAS, que persistiu por até 24h . Para o DBP , as sessões experimentais levaram a resultados semelhantes ; exercício hipotensão pós foi observada até 7h pós-exercício , com exceção da sessão AE70 , que produziu efeitos que persistiram por 24h . Os resultados mostram que o exercício aeróbico e de resistência realizada durante a manhã pode diminuir a PA média acima da linha de base com duração de 24 horas, durante um trabalho diário normal. O exercício aeróbico realizado em torno de 50% do HRR pode regular melhor tanto a pressão sistólica e diastólica na população estudada.