Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar a interferência contextual como uma importante variável para a aprendizagem de habilidades motoras contínuas. Estudos baseados em tarefas contínuas, até o momento, não foram conclusivos. O delineamento adotado para o estudo foi experimental fatorial, somente com pós-teste. Vinte e oito estudantes voluntários destros (quatorze homens e quatorze mulheres), com idade média de 21,5 anos, foram aleatoriamente distribuídos para um dos grupos de aquisição: randômico e em bloco. Os sujeitos aprenderam a percorrer com o cursor do “mouse” três diferentes figuras geométricas sob seqüência de apresentação randômica (alta interferência) e em bloco (baixa interferência). Para o teste de retenção, a ordem das tarefas foi mais uma vez randomizada através dos sujeitos, resultando em quatro condições: R-r, R-b, B-b e B-r. Na aquisição, não existiram diferenças significativas entre os grupos sobre a variável tempo de movimento e erros absolutos. Entretanto, após retenção, as análises indicaram que o grupo randômico errou menos que o blocado (p < 0,05). Resultados significativos de interação entre grupos de aquisição e seqüência de retenção (p = 0,02), sobre erros absolutos, confirmaram os efeitos da interferência contextuai, apesar de uma moderada magnitude de efeitos do tratamento sobre a variável medida (r)2 = 0,22).

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