Efeitos Isolados e Sinérgicos do Mp10 e da Temperatura Média na Mortalidade Por Doenças Cardiovasculares e Respiratórias
Por Samya de Lara Lins de Araujo Pinheiro (Autor), Paulo Hilario Nascimento Saldiva (Autor), Joel Schwartz (Autor), Antonella Zanobett (Autor).
Em Revista de Saúde Pública v. 48, n 6, 2014. Da página 881 a 888
Resumo
Analisar o efeito da poluição do ar e da temperatura na mortalidade por doenças cardiovasculares e respiratórias.Foram analisados os efeitos da temperatura e do material particulado com diâmetro aerodinâmico < 10 micrômetros (MP10), isolado e sinérgico, na mortalidade de indivíduos > 40 anos por doenças cardiovasculares e na mortalidade de indivíduos > 60 anos por doenças respiratórias em São Paulo, SP, entre 1998 e 2008. Três tipos de metodologias foram aplicadas para avaliar a associação isolada: análise de séries temporais com regressão de Poisson, análise case-crossover com pareamento temporal bidirecional e análise case-crossover com pareamento pelo fator confundidor, i.e., temperatura média ou poluente. Foi interpretada a representação gráfica da superfície resposta, gerada por termo de interação entre tais fatores adicionado à regressão de Poisson, para avaliar o efeito sinérgico entre os fatores de risco.