Efeitos do Método Global e Parcial na Aprendizagem do Basquetebol
Por Suraya Cristina Darido (Autor), Daniela Bonfogo (Autor).
Em Kinesis , n 12, 1993. Da página 29 a -
Resumo
O objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos do método global e parcial na aprendizagem do basquetebol em garotas de 11 a 13 anos. Participaram desse estudo 44 estudantes, divididas aleatoriamente em 2 grupos, método global (n=20) e método parcial (n=24). Cada grupo desenvolveu uma programação específica. No grupo global as alunas aprenderam as habilidades específicas durante o jogo, enquanto o grupo parcial aprendeu primeiramente os fundamentos fora do jogo e, no final das sessões, incluiam-se as situações de jogo. Ambos os grupos seguiram as respectivas programações durante 16 sessões realizadas, duas vezes por semana. Para verificar os efeitos de cada método, os grupos jogaram 8 vezes entre si. O grupo do método global venceu 7 dos 8 jogos realizados, sendo que foram verificadas diferenças estatisticamente significantes entre os grupos. Esses resultados foram discutidos em termos dos níveis de desenvolvimento e motivação.