Resumo

O estabelecimento de metas tem sido visto como uma estratégia motivacional ,para melhorar o desempenho através da direção e manutenção da atenção ,para um determinado objetivo a ser alcançado, e pode ser estabelecida para ,um indivíduo ou para um grupo. O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos ,do nível de dificuldade da meta de grupo em aprendizagem motora com ,sujeitos experientes. A amostra consistiu de 24 sujeitos do sexo masculinocom idade entre 15 e 16 anos, experientes na tarefa. A tarefa consistiu na ,recepção de saque com rotação do voleibol. Os sujeitos foram distribuídos por ,designação aleatória em dois grupos experimentais com meta específica a 10% ,(G10%) e a 30% (G30%) além do desempenho inicial. O experimento constou ,de três fases: avaliação de entrada (27 tentativas), fase de aquisição (810 ,tentativas) e teste de retenção (27 tentativas) uma semana após o término da ,fase de aquisição. Os resultados das medidas de precisão e consistência ,mostraram diferenças estatisticamente significativas entre G10% e G30% na ,fase de aquisição, sendo que o G30% apresentou desempenho superior e ,menor variabilidade do que o G10%. No teste de retenção, apenas a medida de ,precisão mostrou diferença significativa sendo que ambos os grupos se ,tornaram mais precisos, e o escore do G30% também foi maior que o G10%. Em conclusão, apesar dos dois grupos apresentarem melhoras no ,desempenho, o percentual de 30% de meta de grupo influenciou de maneira ,significante e foi superior na aprendizagem da tarefa. Além disso, os resultados ,confirmaram a hipótese 2 de Locke e Latham (1985) segundo a qual, para ,metas quantitativas (específicas), quanto mais alta a meta melhor o ,desempenho, admitindo-se suficiente capacidade e comprometimento.

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