Resumo

Introdução: Alguns estudos têm demonstrado uma correlação positiva entre o avanço tecnológico (entretenimento), e a diminuição da prática de atividades físicas na infância, como resultado, um crescente aumento do sedentarismo infantil tem sido detectado (BRACCO et al, 2003; BARUKI et al, 2006; GUEDES; GUEDES, 1998). Fortes evidências apontam para os efeitos benéficos do treinamento para esse público (BRODERICK, et al. 2006; AZEVEDO, et al. 2007), entretanto, para a potencialização do sucesso destes programas de treinamento, parece ser imprescindível, que os participantes consigam ter suas cargas de esforço controladas. Objetivo: Analisar e comparar os efeitos do desempenho de dois tipos de estabelecimento de metas no controle de esforço de crianças. Metodologia: 39 crianças com média de idade de 10,7 (1,6) anos e uma média de 25 (26,7) meses de tempo de prática na natação foram submetidas a alguns testes utilizando as cargas relativas de esforço por tempo e por metragem. O protocolo iniciou com aquecimento de 6 minutos nadando livre, em seguida realizaram a distância de 100 metros para 100% do esforço, em seguida, descansaram 100% do tempo nadado, logo após foram realizadas duas repetições de 100 metros para 80% do esforço máximo com um intervalo de 50% do tempo total de nado Foram estipulados 4 minutos livres para descanso antes de realizarem o teste por metragem onde foram feitos 3 minutos para o máximo do esforço e anotado as metragens, a sequência do protocolo se repetiu como o exposto anteriormente, utilizando-se o intervalo de 1 minuto e 30 segundos entre as repetições. Resultados: ver tabela 1. Conclusão: Foi observado diferença estatística entre os valores esperados a 80% e as duas tentativas em ambos tipos de estabelecimento de metas, entretanto, para o controle de esforço a tarefa onde a meta foi a metragem pareceu apresentar menor erro no desempenho estimado.

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