Efeitos no Desempenho do Controle de Esforço de Crianças Frente a Dois Tipos de Estabelecimento de Metas
Por Marcia Torres Luz (Autor), Claudio Scorcine (Autor), Aurea Mineiro (Autor), Mariana Villani (Autor), Bruna Freitas (Autor), Camila Duarte (Autor), Fabrício Madureira (Autor).
Em 40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Introdução: Alguns estudos têm demonstrado uma correlação positiva entre o avanço tecnológico (entretenimento), e a diminuição da prática de atividades físicas na infância, como resultado, um crescente aumento do sedentarismo infantil tem sido detectado (BRACCO et al, 2003; BARUKI et al, 2006; GUEDES; GUEDES, 1998). Fortes evidências apontam para os efeitos benéficos do treinamento para esse público (BRODERICK, et al. 2006; AZEVEDO, et al. 2007), entretanto, para a potencialização do sucesso destes programas de treinamento, parece ser imprescindível, que os participantes consigam ter suas cargas de esforço controladas. Objetivo: Analisar e comparar os efeitos do desempenho de dois tipos de estabelecimento de metas no controle de esforço de crianças. Metodologia: 39 crianças com média de idade de 10,7 (1,6) anos e uma média de 25 (26,7) meses de tempo de prática na natação foram submetidas a alguns testes utilizando as cargas relativas de esforço por tempo e por metragem. O protocolo iniciou com aquecimento de 6 minutos nadando livre, em seguida realizaram a distância de 100 metros para 100% do esforço, em seguida, descansaram 100% do tempo nadado, logo após foram realizadas duas repetições de 100 metros para 80% do esforço máximo com um intervalo de 50% do tempo total de nado Foram estipulados 4 minutos livres para descanso antes de realizarem o teste por metragem onde foram feitos 3 minutos para o máximo do esforço e anotado as metragens, a sequência do protocolo se repetiu como o exposto anteriormente, utilizando-se o intervalo de 1 minuto e 30 segundos entre as repetições. Resultados: ver tabela 1. Conclusão: Foi observado diferença estatística entre os valores esperados a 80% e as duas tentativas em ambos tipos de estabelecimento de metas, entretanto, para o controle de esforço a tarefa onde a meta foi a metragem pareceu apresentar menor erro no desempenho estimado.