Resumo

Dificuldades, problemas de aprendizagem, condições socioeconômicas, são fatores que justificam o alto índice de repetência escolar no sistema educacional brasileiro. Nesse sentido, a Educação Física interdisciplinar pode otimizar a aprendizagem da criança. O estudo teve por objetivo verificar os efeitos de um programa de educação física interdisciplinar sobre o desempenho escolar e atenção seletiva de crianças. 60 meninos e meninas com desempenho escolar inferior, estudantes do 4º ano do ensino fundamental foram divididos em grupo educação pelo movimento (EduMovi) (n=39, 9,7 ± 1,0 anos; 31,6 ± 6,2 kg; 1,4 ± 0,1 m; 17,9 ± 7,2 %G), que participou de aulas ativas com os conteúdos de português e durante o turno escolar (duas vezes por semana por três meses) (172,8 ± 16,31 bpm); e grupo controle (CON, n=21, 9,9±0,8 anos; 30,0 ± 5,1 kg; 1,4 ± 0,1 m; 17,1 ± 8,6 %G) que permaneceu assistindo aulas tradicionais de português e matemática durante o mesmo período (92,4 ± 8,9 bpm). A ANOVA revelou redução na dobra cutânea tricipital para EduMovi em comparação com grupo CON no pós teste (11,8 ± 5,6 vs 12,7 ± 5,3; p=0,008), houve ainda um aumento no NAF para EduMovi vs CON porém não foi significativo (Δ 23,3 vs 2,9 METs; p=0,09). Na capacidade de leitura foi observado um melhor escore para EduMovi no pós teste comparado com CON (65,2 ± 4,9 vs 64,7 3,0; p=0,038). Na etapa incongruente do teste de Stroop que avalia a atenção seletiva, o grupo EduMovi foi mais rápido e errou menos em comparação com o pré teste, mas o resultado não foi significativo (236,1 ± 39,9 vs 327,9 ± 45,88 ms/%, Δ -90ms e -2% de erros p=0,09). Um programa de curto prazo de educação física interdisciplinar pode melhorar a capacidade de leitura e atenção seletiva de crianças.

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