Efeitos da Prática de Equoterapia no Equilíbrio Postural, Funcionalidade e Distribuição de Pressão Plantar em Crianças com Paralisia Cerebral

Por: Andréa Gomes Moraes.

156 páginas. 2014 11/07/2014

Send to Kindle


.Resumo

Paralisia Cerebral (PC) é uma desordem de tônus, movimento e postura devido à lesão ao cérebro imaturo. É comum a realização de tratamentos, como equoterapia, para minimizar esses acometimentos. Objetivos: Verificar se a equoterapia promove alterações no equilíbrio postural, no desempenho funcional e na distribuição de pressão plantar durante a marcha após12 e 24 sessões. Métodos: Pesquisa pré-experimental com 14 sujeitos com PC de 5 a 10 anos de idade classificados pelo GMFCS. Para a coleta de dados foram utilizados a plataforma de DPP emed/Novel, plataforma de força AMTI, Escala de Equilíbrio de Berg (EEB) e PEDI. Os testes foram realizados antes das intervenções e após 12 e 24 sessões, exceto para EEB e PEDI que foram aplicados antes e após 24 sessões. O atendimento seguiu protocolo e ocorreu duas vezes por semana com duração de 30 minutos. A DPP foi analisada por meio de estudos de casos. Para as demais variáveis foi realizado teste ANOVA ou Friedman, post hoc Bonferroni, teste t ou Wilcoxon, de acordo com o teste de normalidade dos dados. Resultados: Após a prática de equoterapia verificou-se melhorias no tempo de contato e área de contato para a DPP. Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas para os escores da EEB e PEDI e para todas as variáveis do COP, exceto COPap para a posição sentada e na postura ereta quieta apenas para COPml. Conclusão: A equoterapia parece proporcionar benefícios aos sujeitos com PC nos aspectos analisados, sendo que 24 sessões apresentam melhores efeitos que 12 sessões no equilíbrio postural e DPP. 

Endereço: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16479

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.