Efeitos da Prática Sistemática do Judô no Tempo de Reação de Crianças
Por Vanessa Ferreira Lima (Autor), Flávia Fernandes de Oliveira (Autor), Thiago Sinésio (Autor), Márcio Mário Vieira (Autor).
Em Pensar a Prática v. 14, n 1, 2011. Da página 1 a 9
Resumo
O presente estudo avaliou o efeito da prática sistemática no tempo de reação de crianças utilizando uma plataforma contendo recipientes enumerados de 1 a 3 a qual era ligada a um microcomputador. A tarefa consistia em transportar bolas de tênis em uma ordem pré-determinada, na maior velocidade possível. Interpretou-se o tempo de reação como o intervalo do estímulo ao início da tarefa. A amostra foi composta por 30 indivíduos divididos em três grupos (n=10), crianças, judocas e adultos. Foi encontrada diferença entre grupos determinando que crianças apresentaram pior desempenho que judocas (p=0,04) e adultos (p=0,0002), e não houve diferença entre judocas e adultos (p=0,09). Os resultados indicam que a prática sistemática é benéfica para o tempo de reação.