Efeitos da Prática Variada (blocos e Aleatória) na Aquisição e Transferência de Uma Habilidade Motora
Por Camila Menezes (Autor), Adriana Paula Coelho Cavalcante (Autor), Cláudio Manoel Ferreira Leite (Autor), Fabiano de Souza Fonseca (Autor), Fernanda Santos Oliveira (Autor), Marcio Colen Barcellos Junior (Autor), Michela Alves (Autor), Rodolfo Novellino Lacom Benda (Autor), Herbert Ugrinowitsch (Autor), Renata Câmara de Oliveira Santos (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar o efeito da estruturação da prática
na aquisição e transferência de uma habilidade motora. O delineamento
experimental constou de dois grupos diferindo no tipo de organização da
prática. Um grupo de prática sob baixa interferência contextual (Gpblocos)
e um grupo prática sob alta interferência contextual (Gpaleatório). Para a
tarefa foi utilizado um micro computador, no qual os sujeitos, utilizavam a
região alfanumérica do teclado, para digitar uma seqüência pré-determinada (2,8,6 e 4) em tempo alvo absoluto de 700, 900, 1100 milissegundos
(ms), e , em um tempo relativo entre as teclas de 22.2% de 2 para 8, 44.4%
de 8 para 6 e 33.3% de 6 para 4 alvos. Ao observar os resultados foi possí-
vel verificar uma tendência por parte dos dois grupos do experimento
(Gpblocos e Gpaleatório) em diminuir a média do erro global e, no teste
de transferência, maior valor para o erro absoluto no Gpaleatório, mas o
teste ANOVA two-way não indicou diferença estatisticamente significativa
entre grupos. Já em relação ao tempo absoluto de movimento houve nos
resultados uma tendência por parte dos dois grupos do experimento
(Gpbloco e Gpaleatório) em melhorar a performance na primeiras tentativas e, no teste de transferência, maior valor para o tempo absoluto de
movimento Gpbloco. Este resultado também nada se pode inferir sobre o
efeito da interferência contextual pois à análise entre os grupos não apresentou diferença estatisticamente significativa.