Efeitos Preventivos e Terapêuticos do Exercício Físico Sobre Lesão Pulmonar e Estresse Oxidativo Induzido Por Bleomicina
Por Ricardo Aurino Pinho (Autor), Fernanda Schuveitzer Soares (Autor), Luís Gustavo Rocha (Autor), Cleber Aurino Pinho (Autor), Luciano Acordi da Silva (Autor), Paulo César Look da Silveira (Autor).
Em Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano v. 11, n 4, 2009. Da página 415 a -
Resumo
Estudos têm apontado o exercício físico regular de baixa a moderada intensi-dade como um importante agente no combate ao estresse oxidativo pulmonar. Esse estudo investigou o efeito preventivo e terapêutico do exercício físico na resposta oxidativa pul-monar induzida por Bleomicina (BLM). Métodos: 36 camundongos machos (CF1, 30-35g) foram divididos em 6 grupos (n=6): não treinados salina ou BLM, treinamento preventivo salina ou BLM, treinamento terapêutico salina ou BLM e receberam endotraquealmente uma única dose de BLM (2,5U/Kg em 0,25mL de soro estéril) ou salina (0,9%). Os grupos treinados realizaram um programa de exercício progressivo em esteira durante 8 semanas (até 17m.min-1, 50min.dia-1). O grupo preventivo iniciou o programa de exercício 62 dias antes da administração de BLM e o grupo terapêutico 62 dias após a administração de BLM. Quarenta e oito horas após o período experimental, todos os animais foram mortos por decapitação e o pulmão direito foi cirurgicamente removido. Foi determinado o con-teúdo de hidroxiprolina, os níveis de TBARS e carbonilação de proteínas, atividades da superóxido dismutase e catalase. Os resultados mostram que os treinamentos preventivo e terapêutico reduzem significativamente o conteúdo de hidroxiprolina e inibem o aumento nos marcadores de danos oxidativos em lipídeos e proteínas. Contudo, somente o treina-mento terapêutico reduziu a atividade da SOD e catalase nos animais expostos a BLM. A realização de treinamento físico antes ou após da lesão pulmonar é um agente capaz de minimizar o estresse oxidativo induzido pela BLM.