Resumo

Objetivos:
Atualmente, vem crescendo a procura do futsal por adolescentes, do sexo feminino em escolas e clubes recreativos para a prática deste esporte. Com isso, o futsal tem se tornado mais competitivo e consequentemente, vem aumentando a preocupação de melhorar o desempenho físico para se alcançar um melhor desempenho esportivo desses atletas. O objetivo desse estudo foi avaliar os efeitos do treinamento de futsal sobre a composição corporal, força muscular explosiva, força abdominal e flexibilidade de 8 adolescentes do sexo feminino (13,5 ± 0,8 anos).

Métodos e resultados:
Foram realizadas avaliações da composição corporal, da força muscular de membros inferiores (teste de impulsão vertical), da força de resistência abdominal e da flexibilidade (teste de sentar-e-alcançar), antes e após 12 semanas de treinamento de futsal, 3 vezes por semana, uma hora por dia. Os dados coletados neste estudo mostraram que o treinamento de futsal provocou mudanças significativas na composição corporal (% de gordura e massa magra), na força muscular explosiva e na flexibilidade. No entanto, não foram observadas diferenças significativas na força de resistência abdominal após o treinamento.

Conclusão:
Concluímos que o treinamento de futsal por 12 semanas foi capaz de melhorar a composição corporal, força muscular explosiva de membros inferiores e a flexibilidade de meninas adolescentes, podendo desta forma, contribuir pelo menos em parte para um melhor desempenho esportivo durante a prática do futsal.