Efeitos do Treinamento Pliométrico Sobre a Potência de Membros Inferiores e a Velocidade em Tenistas da Categoria Juvenil
Por Julia Zoccolaro Durigan (Autor), Antonio Carlos Dourado (Autor), Arthur Haddad dos Santos (Autor), Vinicius Augusto Quensishzi Carvalho (Autor), Mauricio Ramos (Autor), Luiz Claudio Reeberg Stanganelli (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 24, n 4, 2013. Da página 617 a 626
Resumo
O objetivo do presente estudo é analisar a influência do treinamento pliométrico nas variáveis de potência de membros inferiores e de velocidade em tenistas. Participaram do estudo 11 atletas, sendo 5 do “grupo controle” e 6 do “grupo intervenção”. Ambos os grupos realizaram treinamento em quadra e treinamento de força geral em academia. Os testes realizados foram: squat jump, salto contra movimento, salto contra movimento com auxílio dos braços, drop jump, impulsão horizontal e velocidade, sendo estes aplicados pré e pós treinamento pliométrico. A normalidade dos dados foi verificada pelo teste de Shapiro-Wilk e ANOVA para medidas repetidas para diferença entre o pré e pós-teste, p<0,05. O grupo de intervenção apresentou diferenças entre o pré e pós-teste para todas as variáveis, diferentemente do grupo controle. E entre o grupo controle e o de intervenção, verificou-se que, no pré-teste, não houve diferença entre as variáveis. A utilização do treinamento pliométrico de 10 semanas induziu a adaptações importantes no desempenho dos sujeitos acompanhados.