Efeitos de Uh Programa Especifico de Atividades Flsicas no Rendimento Escolar de Crianças Que Apresentam ou Nao Problemas de Lateralidade Cruzada
Resumo
PROGRAMA ESPECÍFICO DE EdUCAÇAO FÍSICA NO RENDIMENTO ESCOLAR DE CRIANÇAS PORTADORAS OU NAO DE,LATERAL IDADE CRUZADA, Os SUJEITOS FORAM 115 ESCOLARES, NA FAIXA ETÁRIA DE 7 A 9 ANOS, DE AMBOS OS SEXOS, CUR SANDO A 2! E A 3! SERIE DO l2 GRAU EM ESCOLAS PUBLICAS DE PORTO AlE~ GRE/RS. Os INSTRUMENTOS UTILIZADOS FORAM: 0 TESTE DE LATERALIDADE, 0 TESTE DE PIAGET-HEAD E OS CONCEIJOS OBTIDOS PELOS ALUNOS DURANTE 0 ANO LETIVO. 0 ESTUDO TEVE A DURAÇÃO DE 8 MESES, E_M ESCOLAS ESTADUAIS de Porto Alegre, com_eqüivalente nível sócio-econõmico e o programa ESPECÍFICO DE EDUCAÇAO FÍSICA FOI APLICADO PELA PROPRIA AUTORA. ESTA PESQUISA FOI DE,NATUREZA EXPERIMENTAL, COM MEDIDAS INICIAIS E FINAIS SOB FORMA DE PRE E PÓS-TESTE E, PARA A ANALISE DOS DADOS, FOI UTILIZADO o teste "t" de Student. Os resultados mostraram que os dados em píricos não confirmaram as suposições na sua totalidade. NÃO SE VERiFICOU MELHORIA NO RENDIMENTO ESCOLAR, NÃO FOI SIGNIFICATIVA A MELHORIA DO DESEMPENHO DO ALUNO_NO RESULTADO DO TESTE PIAGET-HEAD. 0 PROGRAMA ESPECÍFICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA CAUSOU EFEITOS POSITIVOS NA DEFi NIÇÃO DA LATERALIDADE.