Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar o funcionamento das freqüências cerebrais comparativamente ao desempenho da performance hábil-motriz, cognitiva e potencial de memória em portadores da doença de Alzheimer, de ambos os gêneros, após treinamento conjugado por estimulação de luz e som e tendo-se como ponto referencial às comparações o fenômeno da hemisfericidade que é uma forte tendência para a predominância de um dos hemisférios, independentemente do tipo de tarefa. A amostra foi constituída por 3 grupos de acordo com a preferência de processamento mental em hemisférico-esquerdo, direito e bi-hemisféricos. Foram coletados dados sobre a atividade cortical por EEG e sobre performances cognitiva e hábil motriz, antes e depois do Programa de Treinamento da Atividade Cortical. Os dados estatísticos foram tratados através de uma ANOVA em duas variantes, com medidas repetidas sobre os escores pré e pós Programa, nos testes cognitivo e hábil motriz. No que se refere à variante relacionada à atividade cortical, os resultados indicaram após a comparação entre os grupos BH, HE e HD um ganho favorável aos indivíduos BH sobre os HE, apesar dos resultados não serem significativos estatisticamente pois o p- valor foi > que 0,05, porém não houve a lentificação das ondas corticais com acontece nos casos clássicos de doença de Alzheimer, paradoxalmente, devido à pesquisa ser constituída com sujeitos que sofriam desta demência que tem caráter degenerativo/progressivo, afetando primariamente os neurônios do córtex cerebral, os resultados obtidos pós treinamento apontaram para um ganho na performance cortical do grupo mais estimulado, em relação aos menos estimulados. sendo verificado aumento na atividade cortical em regiões específicas do cérebro, retratado nos resultados do mapeamento cerebral ( EEG) nos grupos estimulados. Para responder a estas questões específicas, utilizou-se o Teste de Tukey HSD. A hipótese antecipou a possibilidade e posteriormente foi confirmada, de que um programa conjugado de estimulação cerebral por efeitos de luz e som e exercícios de elaborações psicomotoras complexas, promove mudanças significativas no padrão cortical, e na performance de testes de demandas cognitivas e de memória motora de curto prazo dos indivíduos vinculados ao estudo. A pesquisa que se encerra, teve seus objetivos alcançados e possibilitou sobremaneira a aquisição de conhecimentos relacionados a hemisfericidade, dinâmica cortical, novas tendências de aprendizagem e neuroplasticidade a partir do processamento mental.

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