Efeitos de Um Programa de Controle de Ansiedade e de Visualização Mental na Melhoria de Compêtencias Psicológicas em Jovens Atletas: Uma Intervenção na Natação
Por Sameiro Araújo (Autor), António Rui Gomes (Autor).
Em Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, n 2, 2005. Da página 211 a 225
Resumo
Neste artigo apresentam-se os resultados e efeitos da implementação de um programa de controle de ansiedade e de visualização mental junto de uma equipa de natação do escalão de Cadetes, ao longo de uma época desportiva. A avaliação psicológica foi efectuada após o treino das duas competências psicológicas, utilizando-se um plano longitudinal com medidas repetidas no sentido de observar a frequência e a eficácia das estratégias treinadas. Os resultados sugerem a possibilidade dos atletas integrarem nas suas rotinas mentais ambas as técnicas (atribuindo-lhes eficácia no confronto com as exigências colocadas pelas competições) bem como a diminuição dos níveis de ansiedade ao longo das provas realizadas. No final, é discutida a importância dos programas de treino mental nos escalões de formação desportiva, ajudando na promoção do desenvolvimento psicológico dos jovens e melhorando a capacidade de lidar com as exigências competitivas colocadas pelos escalões competitivos seguintes.