Resumo

Foram estudados, neste experimento, os efeitos da aplicação de um programa do Jogo de orientação “Caça ao Tesouro” para três alunos cegos da 4a série do Ensino de 1° Grau de uma escola especial de Goiânia. A pesquisa pretendeu verificar o efeito do programa sobre o desempenho dos alunos medido pelo numero de vezes que consultavam a carta especial de orientação e o tempo gasto nesta consulta, o número de postos atingidos e o tempo gasto para alcançar o ultimo posto, quando testados na resolução de uma situação-problema. O desenho experimental consistiu de uma linha de base múltipla com três sujeitos. Foi introduzida a mesma intervenção sucessivamente para cada sujeito apos diferentes períodos de linha de base, seguida de uma fase de acompanhamento. Os resultados obtidos demonstraram que o programa de jogo surtiu efeito positivo quanto ao desempenho das habilidades de orientação e mobilidade, ou seja, as respostas dos alunos após a intervenção melhoraram em relação a linha de base. Além disso, o jogo permitiu aos alunos descobrirem seu processo de Orientação e Mobilidade conforme indicado em suas respostas numa entrevista feita logo após a intervenção.

Acessar