Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo verificar a intenção de estudantes de educação física em trabalhar com idosos após a aplicação de um programa de intervenção específico para atendimento deste grupo etário, assim como, verificar nesta intenção, a influência da exposição dos sujeitos às questões do envelhecimento e se há diferenças entre gênero. A amostra foi constituída por 27 alunos de ambos os sexos com a média de 23,2 anos ± 3,85, bacharelandos em educação física de uma universidade pública de São Paulo. O programa de intervenção foi composto por duas disciplinas, Educação Física na Terceira Idade I e Educação Física na Terceira Idade II, com um semestre letivo de duração cada, nas quais os sujeitos foram submetidos a diversas estratégias de ensino. Os dados foram coletados antes e após a intervenção através de dois questionários, com questões referentes aos tipos de experiências com o envelhecimento, o interesse em trabalhar com idosos e as suas percepções sobre o contato direto com eles durante a intervenção. Para a análise dos dados foi utilizada a estatística não paramétrica, testes de McNemar e Exato de Fisher. Os resultados mostram que a intenção dos sujeitos em trabalhar com idosos aumentou significativamente (p < 0,05), passando de 33% antes da intervenção para 81,4% após ela. Diferenças de gênero nessa intenção não foram encontradas. Concluímos que as estratégias de ensino adotadas nas disciplinas foram eficientes para o aumento no interesse dos sujeitos em trabalhar com idosos. UNITERMOS: Educação física; Formação profissional; Trabalho com idosos.

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