Resumo

É objetivo da pesquisa verificar os efeitos de um programa de auto-estimulação ludo-motivado, aplicado em um grupo amostral, constituído por crianças com Síndrome de Down e Paralisia Cerebral, a fim de avaliar a proficiência motora. Essas crianças, de ambos os sexos, com idade cronológica entre 6 e 11 anos, freqüentam uma Escola Especial, na cidade de Juiz de Fora -MG. O Programa, estruturado em experiências perceptivo-motoras, estimula os sentidos tátil-cinestésico, visual e auditivo, com vista ao desenvolvimento do esquema corporal, da percepção do corpo no espaço, das noções de forma, cor e tamanho. Para tanto optou-se pelo delineamento quase-experimental. O instrumento utilizado, para atender aos objetivos propostos, foi o Teste de Proficiência Motora de Bruininks e Oseretsky (1978). As conclusões do estudo apontaram para a evidência de que a diferença entre o pré e o pós-test reforça a importância do rompimento com a metodologia tradicional de ensino tanto no que se refere ao papel do educador como na forma de encarar as limitações do aluno. Procurou-se levantar a problemática da deficiência, dentro de uma abordagem de experiência mediatizada de aprendizagem, contribuindo, assim, para sensibilizar a sociedade sobre a importância da Educação Física, voltada para crianças com necessidades especiais.

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