Efeitos do Uso de Dicas Agudas, com Dois Focos Atenção, em Uma Criança com Síndrome de Down
Por Cristianne da Silva Reis (Autor), Iverson Ladewig (Autor).
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi verificar o resultado do arremesso lance livre adaptado, de uma criança com Síndrome de Down, do sexo masculino (idade 9 anos e 1 mês, sem experiência), aluno de uma escola especial de Curitiba – Paraná, em apenas um dia na própria escola e horário em que estuda com utilização de dicas agudas e dois focos de atenção (externo e interno), definidos por sorteio, sem treinamento. O aluno realizou o foco interno (FI) arremessando uma bola em uma cesta, após a instrução: “Bola no peito! Arremesse!”. A realização do foco externo (FE) foi da mesma forma, com a única diferença que a instrução foi: “Bola na cesta! Arremesse!”. Os arremessos foram filmados em 2D (60Hz) no plano sagital. A partir de um conjunto de 20 arremessos, foram divididos aleatoriamente em 10 tentativas para cada condição (FI e FE). As análises estatísticas foram realizadas através do software SPSS (versão 18.0). A estatística descritiva qualitativa com ênfase na análise das frequências resultou em 30% de todas as tentativas válidas foram em acerto, e 70% foram erro na condição de FI. Na condição de FE, 50% foi acerto, e 50% foi erro. A condição de FE teve vantagem sobre a condição de FI.