Resumo

O objetivo desta dissertação foi verificar a viabilidade e a eficácia de uma intervenção remota utilizando estratégias tecnológicas baseadas na Teoria Social Cognitiva para mudar o nível de atividade física e reduzir o comportamento sedentário em servidores administrativos de uma universidade. Foi realizado um estudo quase-experimental em uma amostra composta por 30 trabalhadores administrativos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. A intervenção denominada Programa LEV – “Levante-se, Mova-se, Viva” teve três períodos de avaliação (PRÉ, MEIO e PÓS). Os servidores foram avaliados quanto ao nível de atividade física, comportamento sedentário, autoeficácia, e barreiras percebidas para prática de atividade física. A maioria dos participantes eram mulheres (90%) com idade de 42±1,48 anos e IMC de 25,7±0,86 kg/m². Os resultados indicaram que apesar da melhora do nível de atividade física autorrelatado pelo IPAQ (p=0,001), a intervenção não foi capaz de aumentar o nível de atividade física (p=0,16) e reduzir o comportamento sedentário (p=0,09) mensurado por acelerometria. No entanto, durante a intervenção houve um aumento na percepção de barreiras para prática de atividade física (2,7 para 3,5, p=0,001). Portanto, os resultados mostram que além de incentivar a prática de atividade física e redução do comportamento sedentário no ambiente de trabalho é necessário avaliar meios para reduzir as barreiras percebidas para prática de atividade física dessa população

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