Efetividade de um programa de atenção plena para o esgotamento profissional de professores da educação infantil
Por Geiziane Laurindo de Morais (Autor), Rodrigo da Rosa Silveira (Autor), Joni Marcio de Farias (Autor).
Parte de Boas práticas na educação física Catarinense 2020 . páginas 74 - 97
Resumo
O desenvolvimento de atenção plena (AP) é estruturado e desenvolvido como programa, tendo a finalidade de aliviar o estresse e melhorar a capacidade de enfrentamento entre pessoas com algum adoecimento. Ele também tem sido usado e avaliado em diferentes amostras clínicas e não clínicas por estudantes, terapeutas e professores (GROSSMAN et al., 2004; KING, 2019). Vibe et al. (2017), ao realizarem uma revisão sistemática sobre o efeito positivo da AP, observaram melhora nos indicadores de saúde mental em ambientes profissionais, proporcionando a diminuição do estresse e o aumento do bem- -estar. Além disso, nos últimos anos, tem sido utilizada como alternativa para promover saúde e eficácia na redução de esgotamento profissional (EP) entre professores (JENNINGS et al., 2013; ROESER et al., 2013; VIRGILI, 2015). O aumento da capacidade de AP tem sido associado a uma melhora na regulação emocional, à sensação de autoeficácia, ao desenvolvimento de estratégias, ao enfrentamento adaptativo com maior capacidade de aceitação e à maior eficiência em perdoar colegas de trabalho e estudantes, sendo mediadora em um processo de redução do estresse e uma melhora do desempenho global dos docentes (CHIESA; SERRETTI; JAKOBSEN, 2013; EMERSON et al., 2017).