Efetividade de Um Programa de Ginástica Laboral Associado à Avaliação e Prescrição de Exercícios Físicos Sobre os Estados de Humor
Por Ludmila Féo Machado de Carvalho Fernandes (Autor), Emerson Filipino Coelho (Autor), Renata Faria (Autor), Selva Maria Guimarães Barreto (Autor), Francisco Zacaron Werneck (Autor).
Resumo
O objetivo do estudo foi verificar o efeito de um programa de avaliação e prescrição deexercício associado à ginástica laboral (PGL) sobre o estado de humor de funcionários daUniversidade Federal de Juiz de Fora-MG. Participaram 26 trabalhadores (19 a 59 anos) dediferentes setores da universidade. Foi realizada anamnese, avaliação física e do estado dehumor (POMS) antes e após 12 meses. Durante este período, os trabalhadores fizeram sessõessemanais de ginástica laboral no ambiente de trabalho. Foi observada melhoria do estado de humor (p = 0,06) nos trabalhadores que participaram do programa, bem como redução do usode medicamentos e presença de fatores de risco cardiovascular (p < 0,05). Conclui-se que oPGL pode ser eficaz na melhoria do humor dos trabalhadores.