Resumo

A obesidade infanto-juvenil já se tornou uma questão de saúde pública. O número de estudos de intervenção para o controle desse problema multifatorial é crescente. Apesar das evidências quanto aos efeitos positivos da atividade física (AF) para a saúde, a maioria dos adolescentes não atinge níveis suficientes de atividade física moderada a vigorosa (AFMV). Intervenções na escola são apontadas como possibilidades efetivas para reverter esse quadro, entretanto a literatura diverge quanto ao tamanho do efeito e o tipo de intervenção, principalmente nos países de baixa renda. OBJETIVO: avaliar a efetividade do programa Escola em Ação na promoção de um estilo de vida ativo e controle da adiposidade corporal em estudantes adolescentes. MÉTODOS: ensaio clínico randomizado do tipo cluster que foi conduzido por seis meses de intervenção e mais seis meses de acompanhamento em adolescentes de quatro escolas públicas de ensino integral da cidade de Presidente Prudente, São Paulo. O modelo teórico foi baseado nas teorias social ecológica e da autodeterminação. As escolas foram alocadas nos grupos de intervenção (n=2) e controle (n=2). As variáveis primárias e secundárias foram a AF (habitual, período escolar e período não escolar), via acelerômetro e a adiposidade corporal (total e por região), pela Absormetria de raios-X de dupla energia (DXA). As variáveis mediadoras foram sobre a percepção mudança para AF (autonomia, autoeficácia, suporte social e barreiras) e comportamento sedentário (autonomia e autoeficácia). As variáveis de confusão foram sexo, idade e maturação somática. Além disso, a composição de 24h de movimento, que incluiu os minutos em AFMV, Atividade Fisica Leve (AFL), tempo sedentário (SED) e Sono foi investigada pela técnica de acelerometria. O efeito da intervenção na AF, SED e adiposidade corporal foi avaliada pela modelagem de regressão multinível, empregando análises em três níveis (sujeito, turma e escola) para examinar os efeitos entre grupo (experimental versus controle), tempo (linha de base versus acompanhamento), sexo (meninos versus meninas) e as interações (tempo versus grupo e tempo versus grupo versus sexo). Os possíveis fatores mediadores foram testados pelo modelo de mediação (PROCESS) para determinar a efetividade da intervenção nos desfechos principais via o efeito dos fatores mediadores. A análise de substituição isotemporal composicional, usando razões logarítmicas isométricas, foi aplicada para estimar a mudança esperada na adiposidade corporal ao substituir o SED (0 a 60 minutos) por AFL, depois de considerar o efeito da AFMV e do sono. RESULTADOS: A amostra da linha de base do programa Escola em Ação foi de 370 adolescentes (intervenção= 198 e controle=172), com idade entre 10 e 14 anos. Os resultados indicaram uma diferença para o grupo intervenção no aumento do gasto em AFMV (P=0,002; TE=0,2), diminuição da duração de bouts sedentário no período não escolar (P=0,014; TE=0,5) e redução da gordura corporal total e por regiões para o subgrupo dos meninos (P<0,001; TE%gordura total=0,4). Os fatores mediadores para aumentar a AFMV (autonomia, autoeficácia, suporte sociais e barreiras ambientais) e reduzir o SED (autonomia e autoeficácia) mostraram um efeito total de 9,0 e -36,5 minutos, respectivamente. A realocação do SED para a AFL foi associada a reduções previstas no percentual de gordura total (30 minutos: -1,4%, IC95% -2,6 a -0,2; 60 minutos: -2,8%, IC95% -5,3 a -0,3) e no percentual de gordura nas regiões dos braços, pernas e tronco de aproximadamente -1,4% para 30 minutos e -3,0% para 60 minutos de realocação do SED por AFL. Não houve diferença na realocação para os índices de adiposidade corporal. CONCLUSÃO: O programa Escola em Ação foi efetivo para promover AFMV habitual e reduzir o comportamento sedentário no período não escolar. O efeito na redução da adiposidade corporal ocorreu apenas para os meninos. A análise composional mostrou que substituir o SED por AFL pode ser uma alternativa eficaz para reduzir a adiposidade entre adolescentes, devido sua contribuição para o aumento na AF total. Palavras-chave: Estudos de Intervenção, Análise Multinível, Ensaio Clínico Controlado Randomizado, Saúde Escolar, acelerômetro, Obesidade, Saúde do Adolescente.


 

Acessar Arquivo