Efeitos dos estilos de ensino de comando e descoberta guiada na aquisição e retenção da parada de mão
Por Fernanda Buonome El Khouri (Autor), Cassio de Miranda Meira Junior (Autor), Graciele Massoli Rodrigues (Autor), Maria Luiza de Jesus Miranda (Autor).
Resumo
O influente Espectro de Estilos de Ensino de Mosston é um guia para decisões de ensino em Educação Física. Este tópico altamente pesquisado foi testado em muitos contextos para que nosso foco seja centrado no tipo de habilidade durante a aquisição de habilidades motoras em ambientes de educação física. Tendo em vista que as tarefas empregadas nos estudos têm sido habilidades fundamentais especializadas ou manipulativas, buscamos ampliar nossa compreensão da questão abordando os efeitos dos estilos de ensino no processo de aprendizagem de uma habilidade fundamental de estabilidade. Nosso objetivo foi examinar os efeitos motores e psicológicos do comando e estilos de ensino de descoberta guiada do Espectro de Mosston na aquisição e retenção da parada de mão em estudiosos. Alunos da terceira série de uma escola suburbana em São Paulo, Brasil, foram designados para um grupo de comando (n = 22) e um grupo de descoberta guiada (n = 23). O processo de aprendizagem do pino de mão durou seis sessões de aquisição, realizadas entre um pré-teste e um pós-teste / retenção. Utilizamos como variáveis dependentes o nível de desenvolvimento motor (inicial, elementar e maduro), as avaliações de movimento (escores de 0 a 10) e os níveis de motivação (subescalas pós-aprendizagem autorreferidas do Inventário de Motivação Intrínseca). O estilo de ensino de descoberta guiada levou mais estudiosos a atingir o estágio de desenvolvimento maduro da parada de mão na retenção em comparação com o estilo de ensino de comando. Nenhuma diferença de grupo foi detectada com relação às classificações ou motivação intrínseca. Independentemente do grupo, as avaliações do pré-teste foram menores do que as do pós-teste, assim como os meninos pontuaram mais alto na subescala de pressão e tensão em comparação com as meninas. As descobertas atuais sugerem que ambos os estilos de ensino promoveram a aquisição motora, mas o estilo de ensino de descoberta guiada parecia produzir retenção de pino superior.