Eficácia da imersão em água fria na recuperação pós-jogo em atletas de futebol: uma revisão de literatura
Por RA Prudêncio (Autor).
Resumo
O processo regenerativo é composto por elementos fisiológicos e psicológicos, e existem métodos de recuperação para o atleta voltar a ter condições ideais de treino. Na fisioterapia esportiva, tem sido muito utilizado um método de crioterapia que implica o atleta imergir o corpo em água fria (IAF), oqual tem por finalidade acelerar a recuperação física.
Objetivo: Revisar estudos experimentais nos últimos cinco anos acerca dos efeitos da IAF e determinar a eficáciada temperatura e da pressão da água na dor, fadiga e desempenho no corpo dos atletas após os treinos e partidas de futebol.
Metodologia:Foi realizadauma busca nas bases de dados PubMed, PEDro eSciELO de 2017 a 2022. Os descritores utilizados na busca foram “Cold Water Immersion” e “Cryotherapy”, associados a outro descritor: “and Soccer”, para afunilar a procura por trabalhos.Como critério de inclusão, analisaram-se apenas estudos experimentais, com 20 ou mais participantes. Excluíram-se os trabalhos de revisão e meta-análise, estudos em modelos animais, estudos-piloto, artigos cujos temas não eram relacionados à técnica de IAF e trabalhos duplicados.
Resultados: As análises iniciais apontaram 40 artigos paradeterminar a eficácia da temperatura e da pressão da água na dor, fadiga e desempenho no corpo dos atletas após os treinos e partidas defutebol. Após a análise, seguindo os critérios de elegibilidade citados anteriormente, sete artigos se enquadravam para a elaboração do resumo dos achados. Destes, cinco artigos mostraram resultados positivos, e dois, negativos.
Conclusão: A temperatura e a pressão da água utilizando o método de IAF após os treinos ou partidas de futebol pode ser eficaz na diminuição do tempo de recuperação do desempenho dos atletas nesse esporte, promovendo a recuperação das habilidades básicas e específicas e melhorando a dor e a fadiga.