Resumo

Introdução: Parâmetros morfofuncionais e sensório-motores podem estar associados com o desempenho em praticantes de taekwondo (TKD).

Objetivo: Comparar a eficácia de processos sensório-motores e parâmetros morfofuncionais associados em jovens adultos universitários, comparando sedentários com atletas de TKD.

Métodos: A amostra foi por conveniência constituída por 15 sujeitos do sexo masculino divididos em dois grupos: grupo taekwondo (TKD) e grupo controle (GC), não praticantes de exercício físico (sedentários). Os parâmetros morfofuncionais examinados foram avaliações antropométricas (massa corporal, estatura, Índice de Massa Corporal: IMC) e qualidades físicas (flexibilidade toracolombar e força escapular). Para verificação da eficácia dos processos sensório-motores foi aplicado o teste do tempo de reação (TR) utilizando-se o aplicativo TReaction. Os dados foram apresentados como estatísticas descritivas com valores de média e desvio padrão. Para avaliar a normalidade de distribuição, utilizou-se o teste Shapiro Wilk. O teste t para amostras independentes foi aplicado para comparação entre os grupos. O nível de significância foi estabelecido a 95%.

Resultados: Houve diferença estatisticamente significativa nos processos sensório-motores TR (t(13)=-2,904, p=0,0012) e em flexibilidade (t(13)=2,583, p=0,023) na comparação de sedentários com atletas de TKD. Não houve diferenças significativas nos parâmetros morfológicos (massa corporal, estatura, IMC) e em idade.

Conclusão: Tais resultados sugerem que um menor TR no TKD pode ser resultado de uma melhor adaptação neuromuscular em decorrência da prática sistemática da modalidade. A mesma inferência pode ser feita a partir dos valores superiores para a flexibilidade toracolombar para o grupo TKD.

Acessar