Resumo

Nos últimos anos, na área da aprendizagem motora, tem havido uma ,preocupação na elaboração de uma série de princípios e abordagens teóricas, que ,têm sub-servido ao ensino das habilidades motoras. Em função dos ensinamentos ,do voleibol, um conjunto de injunções pedagógicas deve estar apoiado, reforçando o ,desenvolvimento do atleta sobre as ações para a resolução de problemas ,associados à ambiência do jogo. Assim, um componente considerado de grande ,importância na elaboração, execução e decisão das ações rápidas efetuadas ,durante o jogo é a capacidade ou a taxa de metacognição. O objetivo dessa ,pesquisa foi comparar os resultados de uma bateria de testes de tempo de reação ,motora, com diferentes graus de dificuldade, em atletas de voleibol com diferentes ,níveis metacognitivos e, verificar a relação entre a velocidade do processamento ,mental com altos níveis de metacognição. Para tanto, utilizou-se n=15 (quinze) ,atletas da Fundação Municipal de Esportes, em Campos dos Goytacazes (RJ), com ,idade entre 18 e 20 anos, divididos em três grupos, de acordo com a capacidade ,individual de metacognição. Os cinco escores superiores caracterizaram o Grupo ,Nível Superior de Metacognição (GNSM), os cinco escores médios representaram o ,Grupo Nível Médio de Metacognição (GNMM) e os cinco escores inferiores ,corresponderam ao Grupo Nível Inferior de Metacognição (GNIM). Os dados foram ,analisados no pacote estatístico ANOVA (Oneway). Encontrou-se diferença ,significativa no Tempo de Reação Discriminação (TRD). No post hoc de Tukey ,verificou-se diferença na comparação entre os grupos GNSM-GNIM (p= 0,02). Concluiu-se que os atletas com alto nível metacognitivo foram mais rápidos na ,comparação entre grupos.

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