Resumo

A eficiência propulsiva da braçada (ηp) pode ser descrita como o percentual da força aplicada pelo nadador na água que contribui para seu deslocamento à frente. Este estudo teve como objetivo verificar o conhecimento, o processo avaliativo e pedagógico de professores e treinadores de natação sobre a ηp, além de fornecer sugestões que promovam a inserção da ηp nas aulas e treinos de natação. Um questionário com seis questões fechadas e três questões abertas, previamente analisado e aprovado por três doutores com experiência teórico-prática no tema da ηp, foi respondido de modo eletrônico por 117 professores e treinadores de natação. Utilizou-sea frequência relativa para a descrição das variáveis categóricas e as associações foram verificadas com teste de X2. O programa SPSS v.20.0 foi utilizado para as análises, alfa foi estabelecido em 5%. As respostas das questões abertas foram analisadas de modo qualitativo. Grande parte dos participantes trabalha com natação há mais de 6 anos (73,4%), possui título de especialista (34,2%), e trabalha em mais de uma área da natação (44,4%). A maioria afirmou conhecer (75,2%) e aplicar (69,2%) o conceito de eficiência propulsiva, mas 53% não medem a ηp nas aulas e nos treinos, além disso apenas 9 de 99 respondentes
(9,1%) descreveram corretamente o conceito de ηp. Associações significativas (p < 0,05) foram encontradas entre: (i) formação e aplicação do conceito de ηp (X2 = 12,3); (ii) formação e mensuração da ηp (X2 = 21,1) e (iii) tempo de atuação na área e mensuração da ηp (X2 = 9,7). Sendo a ηp importante para a técnica dos nadadores, sua inclusão é fundamental na formação e no treinamento, logo são necessários conhecimentos corretos, assim como práticas pedagógicas e avaliativas relacionadas ao conceito, a fim de incrementar a técnica de nado.

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