Resumo

No Brasil e no mundo, o crescimento populacional de idosos tem crescido. O desenvolvimento da medicina possibilitou maior controle e tratamento das doenças, visando melhor qualidade e expectativa de vida. Ressaltamos que políticas públicas, projetos e propostas de trabalho voltadas para a saúde e o bem-estar dos idosos têm despertado o interesse de profissionais de diversas áreas. A Educação de Jovens e Adultos surgiu nos últimos anos no campo educacional, a partir da Lei Nacional de Diretrizes e Bases da Educação no 9.394 / 96, buscando garantir uma educação de qualidade a esse público. Assim, destaca-se a participação dos alunos idosos nas aulas de Educação Física. O objetivo deste estudo qualitativo foi investigar as percepções de idosos, descrevendo os sentidos e significados atribuídos às aulas de Educação Física por este grupo de alunos da EJA do bairro da Trindade, São Gonçalo, Rio de Janeiro. A disciplina de Educação Física é um componente curricular obrigatório na modalidade EJA; entretanto, a Lei 10.793, de 1o de dezembro de 2015, torna facultativa as opções de aulas para o aluno idoso acima de sessenta anos (60). As observações em campo e os relatos dos idosos entrevistados permitiram verificar seus conhecimentos sobre a Lei e seus direitos. Evidencia-se o prazer que os idosos sentem em participar das aulas de Educação Física. Descobrimos que eles são apaixonados pela escola. O conhecimento da lei não os afasta dos estudos; são momentos de prazer, de diálogo, de troca de experiências entre eles e os mais novos, fator essencial para melhorar a autoestima. Embora tenham o prazer de estar na escola, nem todas as atividades de Educação Física eles participam, fazem escolhas, têm suas preferências. No entanto, existe uma relação afetiva muito positiva entre os jovens e os idosos que facilita todo o processo. Para os idosos, as aulas de Educação Física, são muito importantes pois trabalham o corpo e a mente, eles valorizam as aulas práticas e teóricas, gostam de aprender, têm sede de conhecimento. Alguns fatores se destacam na rotina escolar e nas aulas de Educação Física, levando às evasões, como violência na vizinhança, dificuldades físicas e motoras e problemas de saúde como pressão alta. Este estudo possibilitou perceber as possibilidades de trabalhar com idosos. Destacando as contribuições que a Educação Física pode proporcionar para a saúde e uma melhor qualidade de vida aos idosos, estimulando-os à prática de atividade física, levando-os a perceber as potencialidades e mudanças que podem ocorrer física, emocional e mentalmente. Caberá ao profissional de Educação Física preparar, planejar aulas, projetos, com metodologias ativas. No caso específico de nossa pesquisa, os idosos são os protagonistas de sua aprendizagem. As atividades são adaptadas às suas necessidades e possibilidades de se sentir estimulado à atividade física em outros momentos de sua rotina. Essas práticas metodológicas devem ser flexíveis, com procedimentos que podem ser alterados, adaptados às especificidades da comunidade escolar

Acessar