A prática de ensino na formação inicial do professor primário especialista em educação física: expectativas docentes e o olhar crítico dos estudantes
Por Teresa Lleixà Arribas (Autor).
Em Movimento v. 10, n 1, 2004. Da página 71 a 87
Resumo
O interesse do presente artigo está centrado na interpretação do pensamento dos estudantes da carreira de professor especialista em educação física de educação infantil e series iniciais que se encontram cursando a disciplina de Prática de Ensino. Para a realização da Pratica de Ensino - disciplina obrigatória em sua for-mação inicial - os estudantes permanecem durante um períodos de treze semanas nos centros escolares de Educação Infantil e Ensino Fundamental, onde observam, colaboram e intervém na vida escolar. Mediante a análise dos textos escritos pelos estudantes nos relatónos da Prática de Ensino, chega-se a uma reflexão sobre as diversas categorias derivadas da visão dos estudantes sobre essa disciplina: a Pratica de Ensino em seu processo de formação; o centro escolar; a Educação Física na escola. A compreensão do processo de ensino nessa disciplina da formação do professorado foi o que motivou a presente investigação. A intenção principal era comprovar em que medida a expressão dos estudantes está de acordo com as competências que esperamos que desenvolva. Tudo isso, sem dúvida, facilitará no futuro a coerência da intervenção docente na Pratica de Ensino, por parte dos professores da Universidade.