Resumo

O presente estudo tem por objetivo descrever e analisar aspectos psicossociais das práticas gregárias corporais e lúdicas realizadas nas ruas, praças, nos diversos lugares públicos e no interior de centros educacionais, como escolas e espaços recreativos, por parte de crianças e adolescentes. O surgimento dessas novas formas de expressão corporal pode representar, para alguns agentes educacionais, e autoridades institucionais, a geração de um problema emergente, singular, associado ao normal desenvolvimento da atividade do lugar correspondente. Os praticantes desses grupos são estereotipados ou estigmatizados, pois suas condutas são consideradas desviadas socialmente, vinculadas à delinqüência e às drogas, pela maneira de vestirem-se e por seus comportamentos. O estudo representa o marco conceitual que pretende investigar crianças e adolescentes que realizam essa prática na comunidade de Concepción - Talcahuano (Chile) e, conse-qüentemente, destacar que tais práticas corporais podem ser objeto de uma forma de oposição contra um sistema formal e tradicional de oferta de diversão corporal. O que poderia ser entendido como escassos níveis de participação juvenil são vias de socialização na diversidade de expressões nos espaços formais e educativos, como o uso do tempo livre e entretenimento.

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