Elaboração de Questionário Para Aferir Concepções Sobre Inclusão de Aluno com Deficiência em Aulas de Educação Física
Por Maria Luiza Salzani Fiorini (Autor), Eduardo José Manzini (Autor).
Em Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada - SOBAMA v. 15, n 1, 2014.
Resumo
O transcorrer habitual das aulas de Educação Física parece não ser tão tranquilo quando o professor defronta-se com alunos com e sem deficiência na mesma turma. Faz-se cabível, então, revelar como o professor entende, a própria prática, diante da inclusão educacional de alunos com deficiência. Elaborou-se um questionário para aferir concepções sobre a inclusão de alunos com deficiência na Educação Física, por meio de seis etapas: 1) realização de entrevista semiestruturada; 2) elaboração da primeira versão a partir das entrevistas; 3) avaliação dos enunciados por juízes; 4) redação da segunda versão; 5) teste para avaliar a clareza e o entendimento dos enunciados; 6) elaboração da terceira versão do questionário.