Resumo

No presente estudo, analisamos as contribuições pedagógicas da teoria sócio-cultural de Vygotsky, na interpretação de Galperin e seus seguidores, divulgando as aplicações da Teoria de Formação das Ações Mentais por Estágios. A transposição dos princípios dessa teoria do meio escolar para o treinamento esportivo subsidia a reflexão sobre o modelo pedagógico a ser adotado no ensino das habilidades táticas. Denominado no presente estudo de formativo-conceitual, o modelo pedagógico pautado idéias de Galperin afirma que o elo central da aprendizagem é a prática, desde que referenciada por uma base orientadora da ação, composta de conceitos operacionais, que direcionam a escolha consciente de uma dentre as diversas alternativas possíveis de ação. Segundo a teoria, para elaborar a base orientadora da ação é preciso identificar as unidades'estruturais do futebol, estabelecendo os invariantes que caracterizam as diversas situações de jogo. A revisão da literatura técnica especializada em futebol, associada com a observação sistemática de treinos e jogos, conduziu à identificação, testada na fase posterior, da disputa pelo espaço como o conceito invaríante do futebol. Com base nesse invariante, elaboramos um projeto piloto que, uma vez aplicado, permitiu testar diversas propostas de base orientadora da ação e, ao mesmo tempo, realizar uma primeira observação participante das dificuldades para a operacionalização do modelo formativo-conceitual no meio esportivo. Os resultados do projeto piloto fundamentaram a reformulação do protocolo experimental de desenvolvimento das habilidades táticas. No estudo experimental de caráter exploratório realizamos uma segunda observação participante, associada com a análise comparativa cruzando os dados do grupo experimental, treinado de acordo com o modelo formativo-conceitual, com dois outros grupos controle, treinados de acordo com o modelo analítico-sintético, centrado no ensino da técnica, e o global-funcional, onde se aprende a jogar jogando. A avaliação da performance tática se constitui numa problemática paralela de pesquisa, pois existe uma dificuldade particular para se definir um protocolo de avaliação e registro que preserve a unidade da ação tática. Sendo assim, o estudo também se voltou para a elaboração e análise de recursos auxiliares que instrumentem a avaliação da performance tática. Pretendemos, dessa maneira, contribuir para reflexão sobre as características dos modelos pedagógicos que fundamentam o treinamento esportivo, especificamente, das habilidades táticas, apresentando novas alternativas metodológicas comprometidas com o desenvolvimento da inteligência de jogo.

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