Resumo

Muitos treinadores são guiados pela evidência empírica da especificidade dos meios de treinamento no momento de selecionar os estímulos que serão executados pelos atletas durante a rotina de treinamento. A utilização de um instrumento cientificamente elaborado que permite ao treinador identificar a especificidade de um estímulo e que ao mesmo tempo, contribua para o registro da carga, pode ser de fato um diferencial na evolução do processo de treinamento. O objetivo desse trabalho foi elaborar, codificar e validar por conteúdo um catálogo dos meios de treinamento para o judô. Inicialmente, cinco treinadores experts em judô relataram em uma entrevista semi-estruturada quais são os exercícios utilizados no treinamento do judô. Os exercícios foram transcritos numa planilha, agrupados pela similaridade e combinados a métodos de treinamento o que gerou setenta e seis grupos de meios de treinamento. A planilha com os grupos de meios foi enviada para nove Juízes (experts em judô com conhecimentos teóricos sobre treinamento esportivo). Esses Juízes avaliaram por meio de uma escala tipo Likert de 1-5 pontos, três indicadores de validade de conteúdo: a clareza de linguagem, a pertinência pratica e a relevância teórica de cada um dos grupos de meios de treinamento. Além disso, os Juízes escolheram a dimensão pertencente à de cada um dos grupos de meios. O coeficiente de validade de conteúdo foi utilizado como ferramentas para verificar estatisticamente os valores atribuídos pelos Juízes aos três indicadores. O coeficiente de Kappa de Cohen foi utilizado para verificar a intensidade da concordância entre os Juízes na escolha da dimensão. Os resultados estatísticos encontrados para os três indicadores e para a dimensão dos grupos de meios, estão de acordo com os parâmetros estabelecidos pela literatura científica que assegura a validação de conteúdo do catálogo. De acordo com esses resultados a validade de conteúdo desse catálogo foi estabelecida, e esse instrumento está teoricamente pronto para ser utilizado por treinadores de judô como referencial teórico tanto no planejamento quanto no registro do treinamento.

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