Resumo

Objetivo: Diferentes fatores influenciam os jogadores da National Basketball Association (NBA) que decidem assinar um contrato durante a free agency. Os melhores jogadores têm mais poder de escolha durante este período e espera-se que tenham mais opções para escolher. O objetivo deste artigo é analisar a relação entre as variáveis monetárias e não monetárias na decisão dos agentes livres da NBA, de acordo com seu salário.
Metodologia: Nossa amostra é composta por 595 jogadores que assinaram um contrato com qualquer uma das 30 franquias da NBA entre o início da temporada 2015/16 e o início da temporada 2019/20. Utilizamos a estatística descritiva dividindo os jogadores por quartis salariais e análise de correspondência.
Originalidade/Relevância: Analisamos a relação entre as variáveis de dentro e fora da quadra para as transferências dos agentes livres da NBA, que identificamos como uma lacuna na literatura.
Principais Resultados: Os resultados indicaram que não há uma variável predominante que dite onde um jogador irá jogar. Os resultados também indicaram uma tendência de os melhores jogadores levarem mais em consideração as variáveis fora da quadra do que as variáveis dentro da quadra. No entanto, não há vantagem de variáveis monetárias ou não monetárias nas decisões dos jogadores.
Contribuições Teóricas/Metodológicas: Os resultados sugerem que jogadores com salários mais altos têm mais poder de decidir em qual time vai jogar nas próximas temporadas e que isso diminui à medida que o salário reduz. Ademais, jogadores com salários mais altos têm maior chance de permanecer em seus times do que jogadores com salários mais baixos.

Acessar