Elementos Críticos Para Elaboração de Uma Teoria Pedagógica da Educação Física Escolar: Um Estudo nas Escolas Públicas de Aracajú/SE
Por Iracema Soares de Souza (Autor).
Em IX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi o de conhecer a teoria pedagógica da educação física escolar em suas dificuldades e problemas, conectados com a realidade a qual está inserida - a do mundo do trabalho e a do mundo da escola-conhecimento-pedagogia. No processo desse conhecimento procuramos apreender categorias dificultadoras. As desigualdades sociais, o trabalho separado em produtivo e improdutivo, a escola pública sem funcionar, o professor e professora como intelectuais ajustados/ acomodados. Como elementos sintetizadores, propomos a inclusão na prática pedagógica das categorias: crítica-desalienante; criação-projeção-elaboração; união-solidariedade-companheirismo, e a da ludicidade, conjugadas na unidade dos mundos do trabalho e do não trabalho.