Elementos Gímnicos Presentes nas Brincadeiras no Parque de Uma Instituição Escolar Infantil: Uma Abordagem com Foco nos Padrões Básicos de Movimento
Por Juliana Nogueira Pontes Nobre (Autor), Ana Flávia da Silva (Autor), Priscila Lopes (Autor), Cláudia Mara Niquini (Autor).
Resumo
A pesquisa teve como objetivo identificar a presença de elementos gímnicos nas brincadeiras de crianças em um parque construído com material alternativo (pneus) no contexto de uma instituição educativa de Educação Infantil no Município de Diamantina-MG, amparado no referencial dos Padrões Básicos de Movimento (PBMs) elencados por Russel (2010). Com caráter descritivo, utilizou-se como técnica de coleta das informações a observação sistemática, realizadas durante horários destinados ao livre brincar, com presença do professor regente. Neste sentido, a pesquisa contou com fotos, filmagens e anotações realizadas em diário de campo, possibilitando interpretar e categorizar os movimentos infantis na abordagem dos PBMs. Os resultados apontam que estes padrões permeiam o universo infantil através das brincadeiras e experimentações corporais, nas quais precisam ser estimuladas e vivenciadas pelas crianças no sentido de se proporcionar a ampliação dos saberes corporais.