Resumo

O Voleibol, enquanto prática motriz de grande relevância social e cultural, apresenta-se como um esporte coletivo em que seus jogadores realizam leituras constantes, análises e interpretações, tanto de companheiros quanto de adversários, para, posteriormente, se antecipar e tomar a melhor decisão no jogo. Como área de conhecimento que visa analisar a lógica interna de todas as práticas motrizes que constituem o campo da Educação Física, tem-se a Praxiologia Motriz. Dentre um dos conceitos oriundos dessa teoria científica, destaca-se o Praxema, objeto de estudo desta pesquisa, no qual se configura como um significativo conhecimento referente à linguagem e expressão corporal dos jogadores, apresentando-se como um elemento fundamental para o participante atuar, realizar a leitura dos demais jogadores e interpretá-los. A partir disso, essa pesquisa objetivou sistematizar os elementos relativos à linguagem corporal dos jogadores de Voleibol que orientam a Leitura Praxêmica e a tomada de decisão do Levantador, fundamentado nas interações de cooperação e oposição estabelecidas no jogo. Para isso, realizou-se uma pesquisa teórica, na qual foram utilizados artigos, livros, teses e dissertações que têm como temática principal o Voleibol e a leitura de jogo, selecionados em cinco fontes de pesquisas: Portal de Periódicos CAPES/MEC; Revistas Brasileiras da área da Educação Física; Acervo da Biblioteca do Centro de Educação Física da Instituição; Acervo do Grupo de Pesquisa; Catálogo de Teses e Dissertações – CAPES. Para a delimitação dessas produções científicas selecionou-se, de acordo com seu título e resumo, aquelas publicadas entre os anos de 2000 a 2018 e no idioma português. Os estudos selecionados foram interpretados a partir da Análise de Conteúdo temático-categorial. Como resultados obtidos, os elementos não Praxêmicos mais apontadas pelos estudos analisados que orientam a leitura de jogo do Levantador foram: Tipo de Saque (saque); Qualidade do Passe (recepção); Posição dos Atacantes (ataque); Composição do Bloqueio (bloqueio); Qualidade da Cobertura, Trajetória da Bola, Posição dos Jogadores da Cobertura, Características dos Jogadores da Cobertura, Velocidade da Bola (cobertura); Posição dos Defensores (defesa adversária); Qualidade da Defesa (defesa da equipe); Situações de Jogo (elementos gerais); Tipo de Levantamento (próprio levantador). Já os elementos Praxêmicos mais mencionados pelas produções científicas analisadas que norteiam a Leitura Praxêmica do Levantador foram: Salto (saque); Posicionamento de Mãos/Braços, Flexão de Joelhos, Deslocamento dos Passadores (recepção); Movimentação dos Atacantes (ataque); Deslocamento dos Bloqueadores (bloqueio); Deslocamento dos Defensores (defesa adversária); Posicionamento de Mãos/Braços, Flexão de Joelhos, Deslocamento dos Defensores (defesa da equipe); Deslocamento/Movimentação dos Jogadores (elementos gerais); Salto (próprio levantador). Fundamentado nos resultados desta pesquisa, é possível afirmar que os elementos sistematizados – não Praxêmicos e Praxêmicos – se complementam no contexto do jogo de Voleibol, orientando a leitura e a tomada de decisão do Levantador durante as mais variadas situações pelas quais ele é responsável no momento do Levantamento.

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