Resumo

O artigo é parte integrante de uma pesquisa de mestrado que tem como objetivo problematizar os processos que envolvem a constituição do basquete na cidade do Rio Grande/RS/Brasil entre as décadas de 1960 e 1980.
Para atingir esse objetivo faremos uma pesquisa bibliográfica identificando os conceitos chave com intuito de demonstrarmos as relações sociais a que os grupos estudados estão submetidos. Outro fator considerado será a história local do esporte onde coletaremos fotos e faremos entrevistas com os atletas, ambas serão analisadas pelo viés da história oral.
Para a sustentação teórica das discussões sobre o esporte, no caso desse estudo o basquete, bem como para análise do material empírico utilizamos o conceito de ethos e de processos propostos por Norbert Elias.
Dessa maneira elaboramos nosso problema de pesquisa da seguinte maneira: como a configuração da sociedade riograndina se expressa, em parte, nas maneiras como os atletas de basquete se interrelacionavam e como isso interferiu no processo constituído pela sociedade local e pela modalidade no decorrer das décadas de 60, 70 e 80 do século passado?
Com base nessa pergunta propomos nosso objetivo principal: compreender como a configuração da sociedade riograndina e as interrelações dos atletas de basquete interferiu no processo de constituição da cidade e do basquete no decorrer das décadas de 60, 70 e 80 do século XX. E como objetivos específicos: apresentar um cenário histórico do basquete no Brasil, no estado do Rio Grande do Sul e na cidade do Rio Grande;
Problematizar as memórias dos indivíduos para a compreensão da história local do basquete e sociedade, suas instituições e relações mútuas;
Identificar os tipos de relações que levaram a cidade, suas estruturas de comportamento e autocontrole e o basquete, nesse mesmo sentido, a características tão peculiares no período estudado.
 

Arquivo