Em Busca da Mediação Entre as Pedagogias Críticas do Esporte da Educação Física Escolar
Por Renan Santos Furtado (Autor).
Em Arquivos em Movimento v. 16, n 1, 2020. Da página 135 a 149
Resumo
Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica que buscou discutir a partir das ideias do Coletivo de Autores (2012) e Kunz (2004), o trato com o esporte nessas abordagens. Assim, teve como problema central: de qual forma o esporte é concebido nas pedagogias crítico-superadora e crítico-emancipatória no que diz respeito aos objetivos do seu ensino na escola? Em relação ao seu objetivo, o estudo intencionou: analisar de qual forma o esporte é tratado nas pedagogias crítico-superadora e crítico-emancipatória no que diz respeito aos objetivos do seu ensino na escola. Sobre os procedimentos metodológicos, utilizamo-nos da dialética materialista como matriz de análise, e da análise de conteúdo como forma de interpretação dos dados. Apontamos que as duas pedagogias são eficazes na crítica ao esporte moderno. No entanto, se diferenciam na proposição de ensino do esporte na escola, em especial, no que diz respeito aos objetivos do ensino e aos processos metodológicos.
Referências
BETTI, Mauro. Violência em campo: dinheiro, mídia e transgressão às regras no futebol espetáculo. Ijuí: Editora Unijuí, 2004.
BOURDIEU, Pierre. Como é possível ser esportivo? Paris, 1978.
BOURDIEU. Pierre. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.
BRACHT, Valter. A criança que pratica esporte respeita as regras do jogo... capitalista.
Revista Brasileira de Ciências do Esporte. V. 7, número 2. 1986.
BRACHT, Valter. Sociologia Crítica do Esporte: uma introdução. 3 ed. Ijuí: Unijui, 2005.
BREGOLATO, Roseli. Cultura corporal do esporte: livro do professor e do aluno. São Paulo: Ícone, 2003.
CAVALCANTI, Katia. Esporte para todos: um discurso ideológico. São Paulo: IBRASA, 1984.
CAPARROZ, Francisco. Entre a educação física na escola e a educação física da escola. Campinas, SP: Autores associados, 2007.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 2012.
DA COSTA, Andrize; KUNZ, Elenor. Educação Física e esportes na escola: revendo teorias e práticas. IN: KUNZ, Elenor (org.). Didática da educação física 4. Ijuí: ed. Unijuí, 4, 2016.
KUNZ, Elenor. Transformações Didático-Pedagógicas do Esporte. 6. Ed. Ijui: Unijuf, 2004.
SANTOS, Boaventura. Para uma epistemologia da cegueira: por que razão é que as novas formas de “adequação cerimonial” não regulam nem emancipam? In: ___. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez Editora, 2005.
SEVERINO, Antônio. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez Editora, 2002.
SOARES, Carmen Lúcia. Educação Física: raízes européias e Brasil. 4. ed. Campinas: Papirus, 2007.
SOUZA, Maristela. Esporte escolar: possibilidade superadora no plano da cultura corporal. São Paulo: Ícone, 2009.
STIGGER, Marco Paulo. Educação Física, esporte e diversidade. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.