Resumo

A presente pesquisa refere-se a descrição da atuação de um trabalho coletivo de supervisão escolar, em busca da melhoria do ensino na 1ª série do 1º grau, baseado na contribuição do psicodrama para o trabalho em pequenos grupos. Como procedimento de coleta de dados optou-se por utilizar uma abordagem qualitativa do tipo etnográfica, explorando o cotidiano da prática de um supervisor junto a quatro professores de 1ª série de uma escola municipal da cidade de Mariana/MG, durante o ano de 1993. O trabalho foi desenvolvido através de uma proposta que procurava valorizar a postura de uma ação democrática, dando ao grupo a oportunidade de crescimento, criatividade e liberdade de expressão, discutindo os assuntos que emergiam do próprio grupo de professores a partir da necessidade e interesse destes, almejando assim um real envolvimento de todos, em busca da melhoria da qualidade de ensino. Os dados coletados mostraram que houve durante todo o trabalho um comprometimento dos professores participantes, havendo como conseqüência uma melhora no ensino nesta série, através de três aspectos: uma maior uniformidade do índice nas turmas, uma maior aprovação dos alunos reprovados no ano anterior e a desconstrução de uma turma considerada classe especial. Sendo assim, podemos concluir que apesar das dificuldades geralmente encontradas em nossas escolas, há a possibilidade do supervisor escolar desenvolver uma proposta coletiva de trabalho, em busca de uma melhoria da qualidade de ensino.

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