Em Busca da Quantidade ótima de Prática Constante na Estrutura Constante-variada: Um Olhar Para a Validade Ecológica e a Especificidade da Tarefa
Por Umberto Cesar Correa (Autor), Silvia Letícia da Silva (Autor), Thiago Rogel Santos Ferreira (Autor), Lilian Granato Coimbrão (Autor), Go Tani (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 24, n 2, 2013. Da página 195 a 205
Resumo
Esse trabalho investigou os efeitos da prática constante, anteriormente à prática variada, no processo adaptativo de aprendizagem motora em razão da validade ecológica e da especificidade da tarefa. Os participantes foram 108 crianças de ambos os sexos, com idade média de 11,3 (±0,4 anos), que foram divididas entre dois experimentos envolvendo cada um a aprendizagem de uma habilidade específica: (1) rebatida do tênis de mesa e (2) tacada do golfe. Ambos os estudos contaram com três grupos de diferentes quantidades de prática constante anteriormente à prática variada (aleatória ou por blocos) e, também, duas fases (estabilização e adaptação). As variáveis dependentes foram pontos (rebatida do tênis de mesa) e acertos no buraco (tacada do golfe). Os resultados evidenciaram efeitos da especificidade da tarefa, pois permitiram inferir a existência de uma quantidade ótima de prática constante (anteriormente à variada) apenas para a aprendizagem da rebatida do tênis de mesa.