Resumo

Existem na Comunidade do Catu saberes, vivências e práticas culturais tradicionais que resistem e são ressignificadas pelos povos potiguaras do lugar. O estudo objetiva mapear as práticas corporais para perceber os saberes que as significam como identidade da Comunidade dos Indígenas do Catu. Usa o referencial dos estudos culturais e da abordagem etnográfica e adota o diário de campo e a iconografia que resultam no desenho prático-teórico da organização dos Catu. Conclui sobre a necessidade educativa de se assumir a co-responsabilidade diante do desafio de construir novos caminhos para a Educação Indígena Potiguar.

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças culturais, interculturalidade, e educação em direitos humanos. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 118, p. 235- 250, jan.-mar. 2012.

DAOLIO, Josimar. Os significados do corpo na cultura e as implicações para a Educação Física. Revista Movimento. Ano 2, n.2, 1995.

KUNZ, E. Educação Física: ensino e mudanças. Ijuí: Unijuí, 1991.

LUCIANO, G. dos S. O Índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Coleção Educação Para Todos. Série Vias dos Saberes, volume 1. Brasília: Ministério de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; Rio: LACED/Museu Nacional, 2006. ISBN 85-98171-57-3. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001545/154565por.pdf. Acesso em 26 set.2018.

MATOS, Lucília. Belém: do direito ao lazer ao direito à cidade. In: MARCELLINO, Nelson Carvalho (org.). Lazer e Esporte: políticas públicas. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2001.

MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Cosac e Naify, 2003.

NASCIMENTO JÚNIOR, José Roberto do; FAUSTINO, Rosângela Célia. Jogos indígenas: o futebol como esporte tradicional Kaingang. Pensar a Prática, v.12, n.3, p. 1-12, set.dez., 2009.

RIO GRANDE DO NORTE. Projeto RN Sustentável. Manual Operativo, 2013. Disponível em http://www.rnsustentavel.rn.gov.br/smiv3/site/documentos/arquivo/193205ab6f34b19e62e7a7b87d3b5fa6.pdf. Acesso em 03 março 2018.

SANTOS, Antônio de Pádua de; DANTAS, Maria Isabel. Esporte e Cultura: relações possíveis? In: Copa do mundo 2014: debates sobre mídia e cultura Natal: EDUUFRN, 2015.

SILVA, Débora; STOPPA, Edmur; ISAYAMA, Helder; MARCELLINO, Nelson; MELO, Victor. Importância da recreação e do lazer. Brasília: Gráfica e Editora Ideal, 2011.

SERRES, Michel. Variações sobre o corpo. Rio de Janeiro: Bertrand, 2004.

STIGGER, Marco Paulo. Esporte, lazer e estilos de vida: um estudo etnográfico. Campinas: Autores Associados, 2002.

Acessar