Emoções em Jogo: Sentimentos de Estudantes Frente a Participações, Vitórias e Derrotas
Por Sabrina Fernandes (Autor).
Em III Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Resumo
Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de conhecer os sentimentos de estudantes frenteaos jogos que participam, tanto nas aulas de educação física como nos campeonatosesportivos escolares. Para tanto, setenta e um (71) estudantes de sexta e sétima sériesresponderam um questionário contendo questões que investigavam suas sensações após aparticipação em um jogo, assim como a vitória ou derrota advinda deste. Outro aspectopresente nos questionários buscava investigar as opções dos estudantes entre situaçõesdiferenciadas de participação. Os dados expressam a existência de relação entre jogo e prazerpara os participantes da pesquisa. Desta maneira então, aponta-se para o jogo como umapossibilidade de trabalho que pode vir a facilitar a prática dos professores de educação física.Além disso, destaca-se a importância da participação de todos os estudantes na vivência dosconteúdos da educação física escolar.