Emoções no Ensino do Voleibol a Partir da Perspectiva Crítico-emancipatória
Por Juliana Picolotto (Autor), Aline de Souza Caramês (Autor), Myllena Camargo de Oliveira (Autor).
Resumo
Inspiradas na abordagem crítico-emancipatória, emergiu o seguinte problema de pesquisa: Como os alunos se sentem em relação às aulas de Educação Física com a perspectiva crítico-emancipatória? Dessa forma, objetivamos identificar a manifestação das emoções de alunos/as nas aulas de Educação Física. Participaram do estudo 15 alunos/as do Ensino Médio de uma escola pública no município de Santa Maria (RS). Ao final de cada aula, os/as estudantes construíam uma narrativa, explanando suas emoções referente aos momentos das aulas. A análise de conteúdo possibilitou constatar que, no decorrer das aulas, a turma expressou emoções variadas que caminham entre positivas, negativas e ambíguas. Também, os/as estudantes participaram das aulas de modo cooperativo, coletivo, demonstrando satisfação e não mencionaram aspectos competitivos. Nesse sentido, a partir do processo de ensino-aprendizagem crítico-emancipatório, as emoções manifestadas pelos/as estudantes durante as aulas auxiliam a compreendermos a necessidade de repensar metodologias tradicionais de ensino da Educação Física brasileira.
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Publicado
2020-11-16
Como Citar
Picolotto, J., de Souza Caramês, A., & Camargo de Oliveira, M. (2020). EMOÇÕES NO ENSINO DO VOLEIBOL A PARTIR DA PERSPECTIVA CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA. BIOMOTRIZ, 14(3), 72-81. https://doi.org/10.33053/biomotriz.v14i3.272
Edição
v. 14 n. 3 (2020)
Seção
Educação Física e Esportes na escola e fora da escola