Empenho do Adulto e Envolvimento da Criança: Indícios de Aprendizagem Significativa em Aulas de Educação Física?
Por Isabel Porto Filgueiras (Autor), Karine Amado Garcia (Autor).
Em Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte v. 15, n 2, 2016.
Resumo
O objetivo do estudo foi investigar a utilização do conceito de aprendizagem significativa na prática pedagógica de Educação Física Escolar. O trabalho caracteriza-se por um estudo de caso único. Os instrumentos utilizados foram: entrevista com o professor de educação física e a observação em vídeo do professor e de um terço dos alunos de uma turma de segundo ano, ao longo de cinco aulas de Educação Física. Os dados da entrevista foram analisados por meio da análise de conteúdo e os dados da observação por meio da Escala de Empenho do Adulto e da Escala de Envolvimento da Criança. Os resultados indicam que o professor observado possui conhecimentos sobre a teoria da aprendizagem significativa e procura utilizá-los para nortear sua prática pedagógica; o nível de empenho em sua ação é elevado. A observação dos alunos evidenciou que o envolvimento nas aulas é predominante, o que possibilita aprendizagens significativas.